Cocamar passa a contar com Terminal Multimodal em Londrina





 Para dar suporte às unidades operacionais que possui em dezenas de municípios nas regiões norte do Paraná e oeste de São Paulo, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial inicia neste mês de agosto a operação de um terminal multimodal em Londrina (PR). 

 

 

Estruturas - Conforme explica o superintendente de Operações, Osmar Liberato, as instalações – arrendadas inicialmente por três anos da gestora de investimentos norte-americana Amerra – contam com cerca de 80 mil metros quadrados de área, servidas por estruturas de beneficiamento, secagem, armazenagem, expedição rodoferroviária, pátio de triagem e escritório administrativo. 

 

 

Embarque - Para o local serão destinados volumes de grãos como soja e milho, que chegam em caminhões e são embarcados em vagões para o escoamento até os portos de Paranaguá (PR) e São Francisco de Sul (SC).

 

 

Números - Com 70 mil toneladas de capacidade estática de grãos, fluxo de descarregamento de 300 toneladas/hora, capacidade de limpeza e secagem de 150 toneladas/hora, 1 mil toneladas/hora de embarque ferroviário, o local tem espaço para o encoste de 120 vagões e 40 caminhões. Serão gerados 25 postos de trabalho diretos, quantidade que pode dobrar em períodos de maior movimento, durante as safras, sem contar a mão de obra indireta.

 

 

Otimização - “O terminal é estratégico, pois além de apoiar as operações das unidades, poderá otimizar os custos com logística até o porto”, afirma o gerente executivo de Logística, Ezequiel Scopel. Segundo ele, como o foco de toda a quantidade de grãos que passa pelo local é destinada ao mercado externo, a cooperativa pode tornar-se mais competitiva ao fazer a integração do transporte rodoviário ao ferroviário, por meio do transbordo de cargas no terminal.



Comentários